A importância da rotina e deveres na vida de uma criança

Olá pessoas lindas, eu quero falar hoje a respeito deste assunto que está presente em nossas vidas constantemente, a rotina e os deveres  das crianças, que é algo que nós mães e pais devemos introduzir em suas vidas com sabedoria e cautela a partir do memento que nascem.
Porque toda criança precisa de rotina e regras?

Bom partindo de um principio bíblico, que está lá em, ¨Provérbios 22:6 Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele.¨

 Pois bem,quando ensinamos nossos filhos a ter rotina e deveres, eles aprendem a suprir a necessidade de segurança e estabilidade que todas as crianças tem, porque diferente de nós adultos que sentimos a vontade de quebrar a rotina as vezes, eles são o oposto precisam da rotina pois nela se encontra a zona de conforto das crianças seja eles grandinhos ou bebês.
Quando uma mamãe sai de casa e vai em um local novo com seu bebê, ele estranha as vezes fica enjoadinho, justamente pelo fato  de que estar fugindo de sua rotina.E se tratando de crianças maiores não é diferente, uma rotina bem elaborada com horários e regras é bom para seu desenvolvimento e para que se acostumem com coisas que podem ou não fazer e quando ou não ver televisão, jogar vídeo game, ou até mesmo nos afazeres domésticos precisam de regras.

Mais qual idade podemos colocar as crianças para ajudar?

Gente lembrando que isso é oque eu faço aqui na minha casa, a regra deve se adequar a cada situação e lar ta ok. 

De 2 e 3 anos 
A criança pode começar com a arrumação dos brinquedos é claro que ela vai precisar de sua ajuda em todos os afazeres citados aqui, colocar a roupa no cesto, ajudar a alimentar os animais de estimação, limpar a comida e ou bebida derramada pela mesma, e isso sempre acontece.

De 4 e 5 anos
Todos os afazeres anteriores e ajudar a arrumar a cama, brinquedos e livros, ajudar a arrumar as compras, tirar o pó da alguns móveis coloque meias velhas nas mão da criança ao invés de dar pano, ajudar a guardar talheres.
De 6 e 8 anos 
Todos os afazeres anteriores e ajudara tirar e por a mesa, ajudar a tirar a roupa do varal, guardar a roupa previamente dobrada, guardar a louça já seca.

De 9 a 12
Todos os afazeres anteriores e colocar o lixo para fora sempre acompanhados de um adulto, ajudar na limpeza de calçadas e jardins.
Bom está é minha dica para as mamães e papais, eu tenho feito aqui em casa com os meus filhos, um menino de 4 anos e uma menina de 8 anos e tem dado super certo. Nunca se esqueçam de orar por seus filhos, pois a oração de uma mãe tem poder sobre a vida do seu filho. 
E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão. Mateus 21:22

Comentários

  1. Belo post amiga.
    Quando tiver meus filhos quero fazer isso com eles, pois acredito que seja muito importante.
    Bjus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoito de polvilho doce assado

Brincos de acrílico